Na noite desta segunda- feira, os alunos do TEPA marcaram presença no II Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem, realização da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui travéis, que até dia 02/07, traz a Porto Alegre diversos grupos de atuadores de outros Estados, e também Demostrações de Exercícios Cênicos de Oficinas ministradas pela própria Tribo de Atuadores e outras Escolas de Teatro da Capital Gaúcha como DAD , CPTA e Oficina de Formação do Depósito de Teatro.

        A partir de um convite dos organizadores, os alunos do Curso de Nivel Avançado, ministrado pela Cia.Rústica, chamado: “Matérias da Cena – Linguagens Festivas”, apresentaram um Work in Process do espetáculo resultante da Oficina, Os Bons vão para o Céu, que entrará em cartaz dia 08 de Julho, na Sala de Espetáculos do Teatro Escola de Porto Alegre, seguindo em temporada de sexta a domingo até dia 31/07, sexta a domingo, às 21h. (Haverá uma parada no final de semana dos dias 22,23 e 24 de Julho).

        Antes dos alunos do TEPA os alunos da Oficina de Teatro Popular da Vila Bom Jesus, coordenados pelos professores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo, apresentaram o Exercício Cênico A Comédia do Trabalho, de aproximadamente 40 minutos, baseado em “A Comédia do Latão”, texto e espetáculo da Companhia do Latão de São Paulo, grupo este que estará presente no Festival essa semana, realizando um Workshop com demostração das técnicas utilizadas pelo Grupo. É interessante ver o engajamento dos oficinandos no espetáculo que nos apresentam, com energia e presença bem construída, num tema que segue a linha dos espetáculos de cunho político-social da Tribo de Atuadores, com momentos musicais bens construídos e utilização corporal e gestual do espaço- palco como um todo, dando características híbridas ao exercício cênico, que tanto pode estar ali no palco italiano, utilizando-o como um corredor, como poderá  ser apresentado na rua (e pelo que soube já é) . Só há de se pensar, para nós platéia, que olha e assiste, o quanto ainda nos toca a forma e o texto brechtiano quando as mazelas sociais colocadas ali, que para certos públicos pode tocar profundamente e para outras tornar-se em alguns pontos massante. O Dom do grupo está em nos tirar da letargia que se entra depois da metade do que nos é apresentado e dar cenas finais plasticamente interessantes de se ver e de se prestar atenção no texto. Veja as fotos:

Foto de Rodrigo Marquez

Foto Rodrigo Marquez

Foto Rodrigo Marquez

E os alunos do TEPA, entraram em cena com uma pequena parte do que vai ser o espetáculo que estrearão dia 08 de Julho. Musicalmente bem treinados, já de inicio uma canção do compositor alemão Kurt Weill aparece, com os instrumentos sendo tocados ao vivo. A presença de um piano da um diferencial muito bom sonoramente ao ambiente. Personagens errantes, mal caratismo, sedução, trapaças, desconfianças, muitos sentimentos afloram na pele desses seres presente num Cassino, local escolhido para a história que demostra um apuro visual na escolha dos figurinos e na plástica das movimentações corporais. Tudo no clima das festividades da Companhia Rústica, que dá seu toque aqui em vários pontos da linguagem ( e isso que vimos um pequeno trecho apenas).Vale lembrar que o grupo já explorou o universo de personagens da noite, errantes, num clima semelhante, um cabaret com música tocada ao vivo, no espetáculo “Sonhos de uma noite de verão” (2006) A orientação musical é de Simone Rasslan, parceira de orientação do trabalho de Lisandro Bellotto e Marina Mendo. A direção Geral é de Patrícia Fagundes. Aguardamos anciosos aqui no TEPA para conferir o resultado final do Nível Avançado, um novo formato de curso proposto esse ano pela Escola.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos de Rodrigo Marquez

 

This entry was posted in Novidades by tepateatroescoladeportoalegre. Bookmark the permalink.

About tepateatroescoladeportoalegre

TEPA Teatro Escola de Porto Alegre é um Centro de Produção, Pesquisa e Formação Cultural fundado em 1996. Desde sua fundação, tem produzido espetáculos que se diferenciam pelo valor artístico no panorama cultural do Rio Grande do Sul. O TEPA viabiliza e apoia produções de espetáculos profissionais, montagens de conclusão de cursos de sua própria escola e atividades de cunho cultural, como o fomento a grupos de pesquisa em linguagens de estilo, eventos para empresas e produções ligadas ao cinema e à televisão. Qualifica novos atores através do Curso de Formação, que possibilita ao aluno providenciar seu REGISTRO PROFISSIONAL provisório através do SATED/RS - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, uma vez que este obtenha avaliação positiva frente à Banca Examinadora, no final do curso. Para obtenção do Registro Profissional definitivo é necessário cursar o Nível Avançado - Estilos de Interpretação Teatral. Oferece ainda a alternativa de aperfeiçoamento com o seu Curso de Estilos de Interpretação Teatral (único no Brasil), desenvolvido e coordenado pela diretora e sócia fundadora do TEPA Daniela Carmona. O TEPA também amplia as possibilidades de atuação no mercado com a introdução em seu currículo de disciplinas voltadas para o exercício da interpretação em rádio, tv e cinema. Também oferece Oficinas Permanentes, que servem como complementação curricular ao núcleo formador da escola: Cenografia, Dramaturgia, Dança Contemporânea, Expressão Vocal para Rádio-Cinema-TV, Maquiagem, Produção Cultural, Teatro-Terapia, além dos núcleos TEPA Infantil e Pré-adolescente. Também promove oficinas de artistas de outros estados e do exterior. Enfim, um espaço que propicia o desenvolvimento de projetos e oficinas permanentes para os pesquisadores e interessados na linguagem teatral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s