Alunos do TEPA participam do 2º Festival de Teatro Popular Jogos de Aprendizagem

Numa iniciativa inédita em Festivais aqui no Estado, o grupo Ois Nóis aqui Traveis proponhe na realização e  programação do 2º Festival Jogos de Aprendizagem a troca de experiências entre escolas e cursos de teatro de Porto Alegre. Dessa forma, escolas como TEPA, DAD, UERGS e cursos regulares como CPTA e Curso de Formação de Atores do Grupo Depósito de Teatro, apresentarão processos de exercícios e atividades cênicas durante a programação do evento. Os alunos de TEPA entrarão dia 27/06 no palco do Teatro do Sesc, as 20h. A entrada é gratuita.

O Tepa apresentará  Work in Process – OS BONS VAO PARA O CEU, da turma de Nivel Avancado  – Projeto Residencias Artisticas com a Cia. Rústica, com direção artística de Patricia Fagundes. Neste dia tambem ir’ ocorrer Apresentação dos Exercícios e Processos da Oficina Popular de Teatro do Bairro Bom Jesus, da disciplina de Fundamentos da Dramaturgia do Encenador do DAD/ UFRGS. E no dia 30/06, haverá um debate com os profissionais ligados as Escolas Teatrais representadas no Festival e Sérgio de Carvalho da Cia do Latão no Teatro de Câmara (Rua da República, 575), às 20h. O TEPA sera representado pelo professor Fernando Kike Barbosa. 

ESPERAMOS VOCÊ LÁ. VENHA VER UM POUCO DO QUE OS ALUNOS APRENDEM E FAZEM NA NOSSA ESCOLA.

2º FESTIVAL DE TEATRO POPULAR JOGOS DE APRENDIZAGEM.

Festival ocorre de 22 de junho a 2 de julho com espetáculos, mostra de processos de criação, oficinas e debates.

20/6/2011 – SATED/RS

De 22 de junho a 2 de julho acontecerá em Porto Alegre o II Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem com espetáculos, mostra de processos de criação, oficinas e debates. O Festival tem como eixo principal focar a atividade teatral que vem sendo desenvolvida nas principais escolas de teatro da cidade e contribuir para a discussão sobre a formação do ator nos seus princípios estéticos e éticos.

O Festival será realizado em diversos espaços da cidade – Teatro do SESC, Teatro de Câmara Túlio Piva, Terreira da Tribo, Centro Cultural Esportivo Ferroviário/Ferrinho no bairro Humaitá, Associação de Moradores Núcleo Esperança I no bairro Restinga, Parque da Redenção e Sanatório Partenon. Toda programação é gratuita e aberta ao público em geral. O Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é uma realização da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do SESC/RS.

Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem é fruto do trabalho que a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desenvolve em diferentes bairros de Porto Alegre. Desde 2004 acontece a Mostra Ói Nóis Aqui Traveiz: Jogos de Aprendizagem resultado do processo pedagógico colocado em prática pela Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. O batismo Jogos de Aprendizagem do Festival provém de um conceito da teoria da Peça Didática de Brecht. Ao traduzir o termo Lehrstück para o inglês, Brecht usou a denominação learning play, ou seja, jogo de aprendizagem. O acento na atitude ativa do aprendiz é acentuado, em detrimento do ensinamento catequético, ou da lição a ser aprendida. Podemos aproximar a teoria da Peça Didática aos preceitos pedagógicos mais radicais como aqueles de Paulo Freire e Vygotski.

Para o Festival de Teatro Popular deste ano a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz traz a Porto Alegre dois grupos que são referências latino-americanas na formação do ator e no Teatro Político – o Grupo Malayerba, o coletivo teatral mais importante do Equador e a Companhia do Latão de São Paulo com sua pesquisa sobre o teatro dialético. Estão na programação do Festivalos espetáculos “El Agitado Paseo Del Señor Lucas” apresentando a proposta de teatro popular do Malayerba, “Ópera dos Vivos” o novo espetáculo da Companhia do Latão, “A Morte nos Olhos”“A Memória Ferida” “Na Outra Margem” trilogia da Companhia Estupor de Teatro da Bahia, “O Amargo Santo da Purificação”, do Ói Nóis Aqui Traveiz, “O Monólogo de Judas” da Cooperativa de Atores de Alegrete e Cine Teatro Caixa de Sapato, além dos processos de criação das principais escolas de formação de atores da cidade: Curso de Graduação em Teatro do DAD/UFRGS, Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA), Centro de Pesquisa Teatral do Ator (CPTA), Depósito de Teatro e Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Também serão realizados o painel “A Formação do Ator”, o lançamento da edição número dez da “Cavalo Louco” Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveize as oficinas “Voz para o Teatro” “Organizações de Grupos Teatrais em Cooperativa” com Cia Estupor de Teatro,“Dramaturgia Teoria e Prática” com a dramaturga baiana Dinah Pereira e workshop com Sérgio de Carvalho, diretor da Companhia do Latão.

Programação 

Oficinas e Workshops

Informações pelos telefones: 3286-5720 e 9999-4570 

  • Dia 21 e 22/06 – Oficina de Voz para o Teatro, Dramaturgia Teoria e Prática e Organização de grupos em Cooperativas com a Cia Estupor de Teatro de Salvador Bahia;
    Os interessados deverão enviar um e-mail para libiasotto@gmail.com AC/ Liege. Os inscritos serão avisados por e-mail. 
  • Dia 02/06 – Workshop com a Cia do Latão;
    Os interessados poderão fazer a sua inscrição através do telefone: 3028 13 58 de 29 de junho a 1 de julho, das 14h às 17h.

Espetáculos, Exercícios e Debates

  • Dia 22/06
    Abertura com espetáculo El Agitado Paseo Del Señor Lucas do grupo Malayerba do Equador no Teatro do SESC (Avenida Alberto Bins, 665 -centro), às 20h.
    Coquetel de abertura e lançamento da CAVALO LOUCO nº 10 – Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
  • Dia 23/06
    Apresentação do espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação”  com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, no Parque da Redenção (em frente ao chafariz), às 15h;
  • Dia 24/06
    Apresentação  A Morte Nos Olhos com a Cia Estupor de Teatro (BA), na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186), às 20h.
  • Dia 25/06
    Apresentação  Memória Ferida com a Cia Estupor de Teatro (BA), na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186), às 20h. 
  • Dia 26/06
    Apresentação  Na Outra Margem com a Cia Estupor de Teatro (BA), no Sanatório Partenon (Av.Bento Golçalves, 3722 ), às 20h.
  • Dia 27/06
    Apresentação dos Exercícios e Processos da Oficina Popular de Teatro do Bairro Bom Jesus,da disciplina de Fundamentos da Dramaturgia do Encenador do DAD UFRGS e do TEPA no Teatro do Sesc; (Avenida Alberto Bins, 665 – centro), às 20h. 
  • Dia 28/06
    Apresentação dos Exercícios e Processos da Oficina Popular de Teatro doBairro Humaitá e do CPTA (Centro de Pesquisa do Trabalho do Ator) no Teatro do SESC (Avenida Alberto Bins, 665 – centro), às 20h.
    Apresentação do exercício Oficina Popular de Teatro do Bairro Bom Jesus na Associação de Moradores Núcleo Esperança I, na Restinga (Estrada João Antônio Silveira, 2500), às 20h. 
  • Dia 29/06
    Apresentação do espetáculo O Monólogo de Judas com a Cooperativa de Atores de Alegrete e Cine Teatro Caixa de Sapato de Alegrete RS e apresentação dos Exercícios e Processos da disciplina de Fundamentos da Dramaturgia do Encenador do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e do DEPÓSITO DE TEATRO no Teatro de Câmara (Rua da República, 575), às 20h.
    Apresentação do exercício Oficina Popular de Teatro do Bairro Bom Jesus no Grêmio Esportivo Ferrinho Bairro Humaitá (Rua da Teodora, 1250), às 20h.
  • Dia 30/06
    Debate com os profissionais ligados as Escolas Teatrais representadas no Festival e Sérgio de Carvalho da Cia do Latão no Teatro de Câmara (Rua da República, 575), às 20h.
  • Dia 1º/07
    Apresentação do Espetáculo Ópera dos Vivos com a Cia do Latão de São Paulo na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186), às 20h. 
  • Dia 02/07
    Apresentação do Espetáculo Ópera dos Vivos com a Cia do Latão de São Paulo na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1186), às 20h.
This entry was posted in Novidades by tepateatroescoladeportoalegre. Bookmark the permalink.

About tepateatroescoladeportoalegre

TEPA Teatro Escola de Porto Alegre é um Centro de Produção, Pesquisa e Formação Cultural fundado em 1996. Desde sua fundação, tem produzido espetáculos que se diferenciam pelo valor artístico no panorama cultural do Rio Grande do Sul. O TEPA viabiliza e apoia produções de espetáculos profissionais, montagens de conclusão de cursos de sua própria escola e atividades de cunho cultural, como o fomento a grupos de pesquisa em linguagens de estilo, eventos para empresas e produções ligadas ao cinema e à televisão. Qualifica novos atores através do Curso de Formação, que possibilita ao aluno providenciar seu REGISTRO PROFISSIONAL provisório através do SATED/RS - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, uma vez que este obtenha avaliação positiva frente à Banca Examinadora, no final do curso. Para obtenção do Registro Profissional definitivo é necessário cursar o Nível Avançado - Estilos de Interpretação Teatral. Oferece ainda a alternativa de aperfeiçoamento com o seu Curso de Estilos de Interpretação Teatral (único no Brasil), desenvolvido e coordenado pela diretora e sócia fundadora do TEPA Daniela Carmona. O TEPA também amplia as possibilidades de atuação no mercado com a introdução em seu currículo de disciplinas voltadas para o exercício da interpretação em rádio, tv e cinema. Também oferece Oficinas Permanentes, que servem como complementação curricular ao núcleo formador da escola: Cenografia, Dramaturgia, Dança Contemporânea, Expressão Vocal para Rádio-Cinema-TV, Maquiagem, Produção Cultural, Teatro-Terapia, além dos núcleos TEPA Infantil e Pré-adolescente. Também promove oficinas de artistas de outros estados e do exterior. Enfim, um espaço que propicia o desenvolvimento de projetos e oficinas permanentes para os pesquisadores e interessados na linguagem teatral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s