TEPA promove

ILUMINAÇÃO CÊNICA, da técnica à criação

com Luiz Acosta

 

CURSO COM FORMATO INÉDITO NO ESTADO.

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ 18 DE MAIO.

O TEPA tem o orgulho de promover o 1º Curso Técnico de Formação de Iluminadores e Técnicos em Iluminação do estado, ministrado por um dos mais importantes nomes da Iluminação Cênica gaúcha e com mais de 35 anos de experiência na profissão, o renomado Luiz Acosta.

Será um Curso prático/teórico com o objetivo de preparar novos artistas e técnicos da iluminação cênica bem como instrumentalizar e aprimorar o trabalho de profisisonais já atuantes na área. O trabalho irá abarcar os principais pontos da arte da iluminação cênica traçando um olhar sobre sua história e a aplicação pratica/teórica dos fundamentos do ofício do iluminador, tais como: técnica, estética, equipamentos, estilos, composição, criação, documentação, montagem e operação , além de aspectos como segurança no trabalho, ética profissional e legislação.

A proposta do curso é tecer uma cartografia da iluminação artistica e da profissão do iluminador, preparando os alunos para uma abordagem direta ao mercado de trabalho.

O curso será dividido em 3 módulos que podem ser realizados separadamente. Exceto o módulo final (composição, montagem e execução) onde é obrigatório o aluno ter participado dos dois módulos anteriores.

O aluno que cursar todos os módulos e obtiver uma freqüência de 90 % nas aulas ao final do curso irá receber o Registro Profissional através do SATED/RS – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão.

Duração: de 27 de abril (INÍCIO PRORROGADO PARA DIA 04/05) a 22 de novembro + visitações + ensaios e 9 dias de apresentação (Montagem Final do Curso de Formação de Atores) – dias 29 e 30 nov, 01,06,07,08,13,14,15 de dezembro.

Quartas feiras,  das 20:30 ás 22:00  –

Dinâmica do Curso: as aulas irão ocorrer tanto no TEPA – sala de aula e Sala de Espetáculos do TEPA – como também serão realizados encontros em outros locais como visitações a Teatros e empresas de iluminação. Iluminadores profissionais serão convidados a dar seus depoimentos sobre os mais variados aspectos da profissão em encontros previamente agendados durante o período do curso.

Módulo 01: INTRODUÇÃO A ILUMINAÇÃO CÊNICA E TÉCNICA – de 27 de abril a 22 de junho – (9 semanas)

Um olhar sobre a história; Refletores, Lentes, Lâmpadas, Suportes, Efeitos; Metodologias e Segurança no trabalho.

Módulo 02:  ESTÉTICA, ESTILOS E IMPLEMENTAÇÃO – de 03 de agosto a 28 de setembro (9 semanas).

Cor, Forma, Movimento, Direção, Afinação, Luminosidade, Composição, Recortes e ângulos; Expressionismo, Realismo, Simbolismo, Épico; Criação, Documentação, Plantas, Mapas, Softwares, Escolha dos equipamentos; Ética profissional, Legislação.

Módulo 03:   CRIAÇÃO E EXECUÇÃO – de 05 de outubro a 23 de novembro (8 semanas + 9 dias de apresentação)

Concepção, Composição, Criação, Ensaios, Montagem, Operação; mercado de trabalho

Prova Final: Os alunos serão os responsáveis pela concepção, composição, montagem e operação da Iluminação do Espetáculo de final de ano da turma do Curso de Formação de Atores do TEPA 2011. 

This entry was posted in Novidades by tepateatroescoladeportoalegre. Bookmark the permalink.

About tepateatroescoladeportoalegre

TEPA Teatro Escola de Porto Alegre é um Centro de Produção, Pesquisa e Formação Cultural fundado em 1996. Desde sua fundação, tem produzido espetáculos que se diferenciam pelo valor artístico no panorama cultural do Rio Grande do Sul. O TEPA viabiliza e apoia produções de espetáculos profissionais, montagens de conclusão de cursos de sua própria escola e atividades de cunho cultural, como o fomento a grupos de pesquisa em linguagens de estilo, eventos para empresas e produções ligadas ao cinema e à televisão. Qualifica novos atores através do Curso de Formação, que possibilita ao aluno providenciar seu REGISTRO PROFISSIONAL provisório através do SATED/RS - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, uma vez que este obtenha avaliação positiva frente à Banca Examinadora, no final do curso. Para obtenção do Registro Profissional definitivo é necessário cursar o Nível Avançado - Estilos de Interpretação Teatral. Oferece ainda a alternativa de aperfeiçoamento com o seu Curso de Estilos de Interpretação Teatral (único no Brasil), desenvolvido e coordenado pela diretora e sócia fundadora do TEPA Daniela Carmona. O TEPA também amplia as possibilidades de atuação no mercado com a introdução em seu currículo de disciplinas voltadas para o exercício da interpretação em rádio, tv e cinema. Também oferece Oficinas Permanentes, que servem como complementação curricular ao núcleo formador da escola: Cenografia, Dramaturgia, Dança Contemporânea, Expressão Vocal para Rádio-Cinema-TV, Maquiagem, Produção Cultural, Teatro-Terapia, além dos núcleos TEPA Infantil e Pré-adolescente. Também promove oficinas de artistas de outros estados e do exterior. Enfim, um espaço que propicia o desenvolvimento de projetos e oficinas permanentes para os pesquisadores e interessados na linguagem teatral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s